quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mamulengos em Glória do Goitá

“A MÚSICA É QUE CHAMA OS ESPÍRITOS DOS BONECOS”: MAMULENGOS EM GLÓRIA DO GOITÁ


O CNFCP inaugura no dia 4 de outubro, quinta-feira, às 17h, a exposição da Sala do Artista Popular “A música é que chama os espíritos dos bonecos”: mamulengos em Glória do Goitá, com exposição e venda dos bonecos produzidos pelos moradores de Glória de Goitá, Zona da Mata, Norte do Estado de Pernambuco, conhecidos como mamulengos.

A brincadeira do mamulengo caracteriza-se pela manipulação de bonecos pelos folgazões, ou mamulengueiros, que manobram os bonecos em punho na apresentação de passagens (enredos curtos) e na execução de loas ou “glosas de aguardente” (músicas). À frente dos bonecos posicionam-se os tocadores e a figura (personagem) do Mateus, um brincador com o rosto “pintado” com farinha branca, que responde aos bonecos e funciona como um interlocutor entre os bonecos e a audiência (o público), fazendo brincadeiras e arrancando risadas do público.É importante destacar também o papel da música nas brincadeiras, pois ela estrutura a passagem e apresenta sua sequência narrativa, sua letra e ritmo.

Ao conduzir as histórias e passagens das figuras, cada mamulengueiro empresta vozes aos variados personagens que vão entrando em cena: mulheres, homens, jovens ou idosos. Embora o mamulengo seja relativamente livre e aberto a improvisações, há um “repertório básico” que deve ser memorizado, e a partir do qual fazem-se as variações no próprio ato de brincar.

Desde 2002, Glória do Goitá tem um Museu do Mamulengo, e, a partir da sua criação, fundou-se, no mesmo ano, a Associação Cultural de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá, de que participa a maior parte dos “folgazões” da cidade. Muitos deles aprenderam tudo que sabem graças a dois grandes mestres que fizeram fama na região: Zé de Vina e Zé Lopes. O primeiro ensinou o que sabia ao segundo, que formou muitos dos meninos e meninas da Associação, que hoje se autointitulam Nova Geração. Entre eles há uma diferenciação entre aqueles que ‘brincam’ – os mamulengueiros – e aqueles que dominam a arte de fazer os bonecos – os bonequeiros. É possível encontrar ali uma variedade de estruturas de bonecos - de vara, fio, luva e escultura inteira -, além de um sem-número de expressivos personagens que cada artesão inventa.

O criativo trabalho desenvolvido pelos artesãos de Glória do Goitá, além de ser apreciado, poderá também ser comprado durante os dias de exposição.


Serviço: Exposição:“A música é que chama os espíritos dos bonecos”: mamulengos em Glória do Goitá Inauguração:4 de outubro, às 17h Período:4 de outubro a 4 de novembro de 2012

Exposição e venda: Terça a sexta-feira, das 11h às 18h Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h Sala do Artista Popular Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Rua do Catete, 179 – Catete (metrô Catete) – Rio de Janeiro

Realização: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/MinC

Informações: Setor de Difusão Cultural (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206 difusão.folclore@iphan.gov.br Visite www.cnfcp.gov.br e conheça a instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário