sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bonecos e Cultura Popular ocuparão o Teatro Nacional de Brasília


De 12 a 28 de novembro, com mais de 100 mil pessoas assistindo aos espetáculos, o 11º. Festival Internacional de Bonecos de Brasília trará linguagens e manifestações diversas do melhor da cultura popular do Brasil e do mundo, e devido ao público atingido e quantidade de apresentações (196) é considerado o maior do Brasil.
A 11ª  edição  do  Festival  Internacional  de  Bonecos  de  Brasília  será  realizada  de 12 a 28  de novembro, começará  no  Teatro Nacional Claudio Santoro (durante  uma  semana)  e  irá  depois  para  mais oito  regiões  administrativas  do  DF (Guará, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e Varjão).  Além  de  grupos  do  Brasil,  de  várias  unidades  da  Federação  (CE, DF, GO, MG, PI, RJ, RN, RS, SP e SC), o  evento  também  contará  com  a  presença  de  grupos da Argentina,  Chile, Costa  Rica, Espanha, Itália, México e Portugal). Todos os espetáculos terão, como em todos os anos, acesso LIVRE e GRATUITO. A CENSURA INDICATIVA É LIVRE.  O espetáculo de abertura, na segunda-feira (12/11), OS OLHOS DO SURUBIM REI, do Grupo TEATRO KABANA (MG), será apresentado na Sala Martins Penna, às 21h.
Também teremos no dia 12, a abertura da Exposição da Feira de Patrimônio Imaterial (ofícios dos Mestres do Maranhão,Piauí,Goiás,Minas Gerais,Pará e Distrito Federal).
Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS) - O  evento  irá de 12 a 19/11 e contará  com  apresentações na Sala Martins Penna, no Palco da Diversidade (Foyer da Sala Vila Lobos), na Sala Alberto Nepomuceno e no Palco João Redondo (Mezanino da Vila Lobos). No dia da abertura, segunda-feira (12/11), o evento terá início às 20h na Sala Martins Penna.
Escolas – “Conseguimos ônibus que propiciarão aos alunos da rede pública de ensino do DF, acesso facilitado aos espetáculos, atendendo durante a manhã e a tarde. Estimamos atender a mais de cem mil pessoas durante todo o evento e umas três mil só no Teatro Nacional”, comemora o idealizador e coordenador geral do Festival, o bonequeiro Ricardo Moreira.
Oficinas - “Realizaremos oficinas diversas: Confecção e animação de bonecos, Teatro de Sombras, Boneca de pano, Pernas de pau, confecção de brinquedos populares, Literatura Versos e Prosas ”, explica o coordenador-geral.
Rodas de Prosa - O evento também contará com importantes discussões sobre várias questões do mundo dos bonecos, coordenadas pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), sempre no Foyer da Sala Villa Lobos do TNCS. A começar pela Posse da nova Diretoria da ABTB, às 16h, da terça-feira (13). Na quarta (14), às 15h,  teremos a  Roda de Prosa – Situação da ABTB e Políticas Públicas específicas do Teatro de Bonecos. Para finalizar, na quinta-feira (15), a última Roda de prosa terá como tema “Situação do Registro  do Teatro Popular de Bonecos como Patrimônio Imaterial, nacional e internacional, às 15h.
Cultura x Função Social - “Estamos conscientes de nossa função social, geraremos empregos diretos e indiretos, tanto para artistas locais, nacionais e internacionais assim como para prestadores de serviços de áreas variadas. Isso também faz parte de nossa missão”, finaliza Moreira.
Patrocínio e Apoio - O evento é patrocinado pelas Secretarias de Estado da Cultura, da Educação, pelo GDF, e conta com o apoio das Embaixadas do México e de Portugal.
INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO – ASSOCIAÇÃO RUARTE – (61) 3037-8606
Facebook: Associação Ruarte de Cultura e Festival Internacional de Bonecos de Brasília
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA - RELEASES/ENTREVISTAS: 
Marcos Linhares - (61) – 8405-8290 - 8120-5196 / Vitor Ferns – (61) 8434-3603 – 9200- 7710

Nenhum comentário:

Postar um comentário