terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cursos de Verão 2013 - Vale do Arvoredo (RS)

 
Estão abertas as inscrições para os Cursos de Verão 2013 no Vale do Arvoredo - RS, promovidos pela Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e pesquisas. Fiquem ligados que serão apenas dez vagas para cada curso.
 
Os cursos contam com o apoio e o patrocínio da CAL - Comisión para América Latina de la UNIMA (Union Internationale de la Marionnette).
 
Em meio ao exuberante cenário da Mata Atlântica, na Serra Gaúcha, com toda a infraestrutura para garantir o conforto dos participantes, a Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas propõe dois encontros de formação artística e técnica norteados pelo intenso convívio em regime de residência intensiva. Os encontros, divididos em dois cursos, ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2013 e abordarão a formação prático-teórica do ator do Teatro de Animação, integrando a sensibilização dos sentidos, o aperfeiçoamento criativo da mente e do corpo e o contato com a natureza, proporcionando uma vivência repleta de estímulos, emoções e significados aos participantes.
 
Curso 1 - "Vivência no Teatro de Sombras", com a Cia Lumbra e Clube da Sombra (RS), de 14 a 20 de janeiro.
 
Curso 2 - "Desdobramentos do corpo: técnicas ilusionais para autonomia ficcional no objeto animado", com a companhia Caixa do Elefante (RS), de 23 a 28 de fevereiro.
 
LOCAL: Espaço de Convívio Artístico Vale Arvoredo - Morro Reuter/RS, perto de Stª Maria do Herval, Gramado e Canela.
 
Investimento (CADA CURSO): R$ 850,00 (aproximadamente $ 460,00). Pode ser pago em duas vezes: 50% após o aceite da inscrição e o restante para até 30 dias. O valor inclui translados Porto Alegre - Morro Reuter - Porto Alegre, hospedagem, alimentação e material didático.
 
Data limite para inscrições: 30 de novembro de 2012
 
Forma de inscrição: Seleção através de currículo. Enviar currículo e solicitação de inscrição no curso desejado para: caixadoelefante@gmail.com Resultado da seleção (aceite) até 05 de dezembro de 2012.
 
Programa de Bolsas (Becas) 2013 da CAL UNIMA - Comisión para América Latina: Serão oferecidas duas bolsas (Becas) para cada curso, através de seleção, somente para sócios UNIMA em dia com suas obrigações.
 
MAIORES INFORMAÇÕES: http://cursodeverao.blogspot.com.br/

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bonecos e Cultura Popular ocuparão o Teatro Nacional de Brasília


De 12 a 28 de novembro, com mais de 100 mil pessoas assistindo aos espetáculos, o 11º. Festival Internacional de Bonecos de Brasília trará linguagens e manifestações diversas do melhor da cultura popular do Brasil e do mundo, e devido ao público atingido e quantidade de apresentações (196) é considerado o maior do Brasil.
A 11ª  edição  do  Festival  Internacional  de  Bonecos  de  Brasília  será  realizada  de 12 a 28  de novembro, começará  no  Teatro Nacional Claudio Santoro (durante  uma  semana)  e  irá  depois  para  mais oito  regiões  administrativas  do  DF (Guará, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e Varjão).  Além  de  grupos  do  Brasil,  de  várias  unidades  da  Federação  (CE, DF, GO, MG, PI, RJ, RN, RS, SP e SC), o  evento  também  contará  com  a  presença  de  grupos da Argentina,  Chile, Costa  Rica, Espanha, Itália, México e Portugal). Todos os espetáculos terão, como em todos os anos, acesso LIVRE e GRATUITO. A CENSURA INDICATIVA É LIVRE.  O espetáculo de abertura, na segunda-feira (12/11), OS OLHOS DO SURUBIM REI, do Grupo TEATRO KABANA (MG), será apresentado na Sala Martins Penna, às 21h.
Também teremos no dia 12, a abertura da Exposição da Feira de Patrimônio Imaterial (ofícios dos Mestres do Maranhão,Piauí,Goiás,Minas Gerais,Pará e Distrito Federal).
Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS) - O  evento  irá de 12 a 19/11 e contará  com  apresentações na Sala Martins Penna, no Palco da Diversidade (Foyer da Sala Vila Lobos), na Sala Alberto Nepomuceno e no Palco João Redondo (Mezanino da Vila Lobos). No dia da abertura, segunda-feira (12/11), o evento terá início às 20h na Sala Martins Penna.
Escolas – “Conseguimos ônibus que propiciarão aos alunos da rede pública de ensino do DF, acesso facilitado aos espetáculos, atendendo durante a manhã e a tarde. Estimamos atender a mais de cem mil pessoas durante todo o evento e umas três mil só no Teatro Nacional”, comemora o idealizador e coordenador geral do Festival, o bonequeiro Ricardo Moreira.
Oficinas - “Realizaremos oficinas diversas: Confecção e animação de bonecos, Teatro de Sombras, Boneca de pano, Pernas de pau, confecção de brinquedos populares, Literatura Versos e Prosas ”, explica o coordenador-geral.
Rodas de Prosa - O evento também contará com importantes discussões sobre várias questões do mundo dos bonecos, coordenadas pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), sempre no Foyer da Sala Villa Lobos do TNCS. A começar pela Posse da nova Diretoria da ABTB, às 16h, da terça-feira (13). Na quarta (14), às 15h,  teremos a  Roda de Prosa – Situação da ABTB e Políticas Públicas específicas do Teatro de Bonecos. Para finalizar, na quinta-feira (15), a última Roda de prosa terá como tema “Situação do Registro  do Teatro Popular de Bonecos como Patrimônio Imaterial, nacional e internacional, às 15h.
Cultura x Função Social - “Estamos conscientes de nossa função social, geraremos empregos diretos e indiretos, tanto para artistas locais, nacionais e internacionais assim como para prestadores de serviços de áreas variadas. Isso também faz parte de nossa missão”, finaliza Moreira.
Patrocínio e Apoio - O evento é patrocinado pelas Secretarias de Estado da Cultura, da Educação, pelo GDF, e conta com o apoio das Embaixadas do México e de Portugal.
INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO – ASSOCIAÇÃO RUARTE – (61) 3037-8606
Facebook: Associação Ruarte de Cultura e Festival Internacional de Bonecos de Brasília
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA - RELEASES/ENTREVISTAS: 
Marcos Linhares - (61) – 8405-8290 - 8120-5196 / Vitor Ferns – (61) 8434-3603 – 9200- 7710